Tecnologias

No desenho e implementação do curso utilizei os mais variados serviços, aplicações, ferramentas web e softwares conforme as necessidades encontradas.
· Alguns exemplos das ferramentas e tecnologias Web integradas:
 Blogger: para construção da estrutura do curso, isto é, o website;
Diversas mini-aplicações disponibilizadas pelo Google;
Forumeiros: para implementação dos fóruns;
Youtube: para armazenar e partilhar vídeos;
Slideshare: para armazenar e partilhar documentos;
Redes Sociais (Facebook, Google+, Twitter): para complementar as comunicações e interações do curso;
Google Calendário: para implementar o calendário das tarefas do curso;
Google Forms: para realizar questionários;
Mindmeister: para desenhar o esquema conceptual do AVA.
Dropbox: para armazenar as Atividades Práticas dos participantes e outros recursos.
· Alguns exemplos das ferramentas/softwares utilizadas offline:
 Adobe Captivate: para capturar e realizar vídeos dos conteúdos;
Microsoft Powerpoint: para realizar os conteúdos;
Microsoft Word: para realizar o certificado e alguns centeúdos;
Microsoft Excel: para realizar a grelha de avaliação das atividades, módulos e avaliação final do curso.
 Estrutura técnica do ambiente de aprendizagem
Em termos técnicos o website do curso, que constitui a estrutura do ambiente de aprendizagem, está alicerçada em três blogues, constituindo três espaços com objetivos diferentes:
Área pública: em que todos os visitantes têm acesso, com informações gerais do curso e ficha de inscrição. (Link: http://ePowerpoint.blogspot.pt)
  • Espaço de Aprendizagem: é uma área privada, em que só os participantes têm acesso, por convite do e-tutor. Nesta área estão todos os conteúdos relativos à aprendizagem e interacções. (Link: http://ePowerpoint-aprendizagem.blogspot.pt/).
  • Contrato de Aprendizagem: área que em se planifica e orienta todo o percurso de aprendizagem ao longo deste curso. (link: http://ePowerpoint-ca.blogspot.pt).
A plataforma de fóruns constitui uma outra parte do ambiente de aprendizagem. Não foi criada utilizando a tecnologia Blogging mas utilizando uma plataforma específica para criar e gerir fóruns.
Esquema conceptual da estrutura  do ambiente de aprendizagem


Neste esquema cada caixa tem uma cor, consoante a suas características técnicas:
Azuis: blogues;
Vermelhas: páginas de blogues;
Amarelas: plataforma de fóruns (externas aos blogues);
Brancas: recursos/aplicações alojadas em serviços externos aos blogues.

Ambiente de aprendizagem do ponto de vista dos participantes

Para o particioantes, o ambiente de aprendizagem foca-se na página principal do curso (website desenvolvido no Blogger) integrando as tecnologias já mencionadas.

Este ambiente divide-se em duas áreas distintas:
  • Área pública: onde são disponibilizadas informações gerais, de carácter público, do curso. Funciona como um portal de entrada. (Link: http://epowerpoint.blogspot.pt/)
  • Área de Aprendizagem: é uma área privada onde só os participantes podem aceder depois de receberem um convite do e-tutor, no início do curso. É nesta área que estão os conteúdos, recursos, atividades e espaços de interatividade do curso, incluindo a plataforma dos fóruns, além do contrato de aprendizagem. (Link: http://epowerpoint-aprendizagem.blogspot.pt/)
Usabilidade
No desenho e implementação do curso pretendeu-se utilizar ferramentas web gratuitas, com algum poder de personalização, para que a usabilidade seja clara e funcional, pois é um factor importante para a motivação dos participantes para utilizarem o ambiente de aprendizagem que pretendi criar.
Os vários blogues e os fóruns, que compõem o website do curso, encontram-se interligados de forma que na sua visualização/utilização pareçam um todo.
Existem alguns elementos gráficos destinados a dar uma continuidade entre estas diferentes partes do website, como o banner dos cabeçalhos com o nome do curso, as cores do fundo e o layout do menu principal.
Também considerei importantes sugerir aos participantes, visualmente, que estes espaços têm objetivos diferentes. Isto é feito através da utilização de cores diferentes no fundo e no menu principal, além de um pequeno texto no banner do cabeçalho identificando o tipo de espaço.
Procurei que estas diferenças entre espaços (na realidade são blogues) fossem discretas para que a sugestão de que os participantes estão noutro local fosse feita suavemente.
Todos os blogues, e respetivas páginas, abrem na mesma janela/separador do browser também para transmitir a ideia de continuidade e coesão de conteúdos.
No menu principal estão sempre opções que permitem saltar fácil e rapidamente para os outros espaços conforme as suas necessidades.
A plataforma dos fóruns é aberta num novo separador/janela do seu browser, porque não permite a inclusão de ligações(botões) que possibilitassem aos participantes saltarem diretamente para os outros espaços. Assim esta opção facilita o trabalho em simultâneo com os outros espaços, pois a sua janela continua aberta noutro janela/separador. Para sair da plataforma dos fóruns basta fechar o seu separador/janela.
Todas as outras aplicações/ferramentas foram integradas nos diversos espaços consoante a sua utilidade e funcionalidade.