Atividades

Os participantes devem realizar as seguintes atividades para serem avaliados:

· Atividades práticas: duas atividades que consistem na realização de determinadas tarefas utilizando o Powerpoint. Embora consistam num trabalho individual, são acompanhadas pelas interações nos fóruns respetivos como forma de ajuda entre pares e possibilitando a orientação do e-tutor
Atividade prática 1: http://epowerpoint-aprendizagem.blogspot.pt/p/actividade-pratica-1.html
Atividade prática 2: http://epowerpoint-aprendizagem.blogspot.pt/p/actividade-pratica-2.html
· Projeto: realização de um projeto final, sob a forma de uma apresentação em Powerpoint sobre uma temática relacionada com a área do participante.
O tema deve ser acordado com o e-tutor no fórum do respetivo módulo. Embora seja um trabalho individual, são acompanhadas pelas interações nos fóruns respetivos de forma a permitir a colaboração pares e a orientação do e-tutor.
No final os participantes divulgarão os seus projetos nos espaços de interação do curso, e nas redes sociais.
Atividade - projecto final: http://epowerpoint-aprendizagem.blogspot.pt/p/actividade-final.html
·Debate inicial: debate sobre as potencialidades e vantagens do Powerpoint para produzir trabalhos académicos (trabalho de grupo entre todos os participantes).
  Debate inicial: http://epowerpoint-aprendizagem.blogspot.pt/p/atividade-debate-inicial.html
· Debate Final: debate de ideias num fórum específico. Pretendo que os participantes debatam quais as melhores formas e estratégicas para utilizarem o Powerpoint para produzir trabalhos académicos e outros recursos. (trabalho de grupo entre todos os participantes).
  Debate final: http://epowerpoint-aprendizagem.blogspot.pt/p/atividade-debate-final_30.html

·Reflexão final: publicação num fórum de um texto reflexivo sobre o percurso do participante ao longo do curso e as suas aprendizagens. Também é solicitado que realizem a sua autoavaliação (trabalho individual).
  Reflexão Final: http://epowerpoint-aprendizagem.blogspot.pt/p/atividade-reflexao-final.html
Embora existam três atividades de realização individual, pretendo que sejam acompanhadas de um trabalho colaborativo através dos fóruns, nos quais os participantes devem colocar as suas dúvidas e participar no apoio aos colegas.
As atividades práticas são entregues de duas formas, conforme as suas características:
· Atividades práticas 1 e 2: entrega privada.
Como estas atividades são iguais para todos os participantes e a sua resolução origina resultados iguais (com respostas únicas e diretas), teve-se em atenção que a entrega pública e partilhada poderia permitir a cópia e o plágio por outros participantes. Por outro lado, visto que estas atividades podem ser entregues depois do prazo previsto para tal, tentou-se impedir que os participantes mais atrasados tivessem acesso às atividades já entregues o que lhes dariam vantagens. Por isso, considerei ser melhor que estas atividades sejam entregues através do email, diretamente, para o e-tutor (entrega privada).
· Projeto final: entregua pública.
Esta atividade é diferente para todos os participantes e produz resultados diferentes conforme as temáticas escolhidas e os contextos de trabalho do participante.
Neste caso não considerei significativa a possibilidade da existência de cópias ou plágios, dado que o percurso de realização desta atividade è partilhado com todos os intervenientes. Logo, faz sentido que a sua entrega seja pública e partilhada, além de contribuindo também para a transparência de todo o processo. 
Assim, além da atividade ser enviada por email para o e-tutor (para garantir a sua entrega oficial) os participantes também a deverão partilhar no fórum do curso (apresentando o seu trabalho aos pares) e nas redes sociais nas quais participa.
Declaração Autoria
A entrega de todas estas atividades é acompanhada por uma “Declaração de Autoria”, na qual o participante se declara que realizou e é autor da atividade. Esta funcionalidade é implementada nos Questionários do Google Drive e solicita ao participante apenas o seu nome e email.
Pretende-se com isto, consciencializar os participantes para a importância da autoria dos seus trabalhos, comprometê-los com a sua realização e alertá-los para os eventuais perigos sobre a prática de plágios.