Os participantes devem realizar as
seguintes atividades para serem avaliados:
·
Atividades práticas: duas atividades que consistem na
realização de determinadas tarefas utilizando o Powerpoint. Embora consistam num trabalho individual, são acompanhadas
pelas interações nos fóruns respetivos como forma de ajuda entre pares e
possibilitando a orientação do e-tutor.
Atividade prática 1: http://epowerpoint-aprendizagem.blogspot.pt/p/actividade-pratica-1.html
Atividade prática 2: http://epowerpoint-aprendizagem.blogspot.pt/p/actividade-pratica-2.html
Atividade prática 1: http://epowerpoint-aprendizagem.blogspot.pt/p/actividade-pratica-1.html
Atividade prática 2: http://epowerpoint-aprendizagem.blogspot.pt/p/actividade-pratica-2.html
·
Projeto: realização de um projeto final, sob
a forma de uma apresentação em Powerpoint
sobre uma temática relacionada com a área do participante.
O tema deve ser acordado com o e-tutor
no fórum do respetivo módulo. Embora seja um trabalho individual, são
acompanhadas pelas interações nos fóruns respetivos de forma a permitir a colaboração
pares e a orientação do e-tutor.
No final os participantes divulgarão
os seus projetos nos espaços de interação do curso, e nas redes sociais.
Atividade - projecto final: http://epowerpoint-aprendizagem.blogspot.pt/p/actividade-final.html
·Debate inicial: debate sobre as potencialidades e
vantagens do Powerpoint para produzir
trabalhos académicos (trabalho de grupo entre todos os participantes).
Debate inicial: http://epowerpoint-aprendizagem.blogspot.pt/p/atividade-debate-inicial.html
Debate inicial: http://epowerpoint-aprendizagem.blogspot.pt/p/atividade-debate-inicial.html
·
Debate Final: debate de ideias num fórum específico. Pretendo que os participantes
debatam quais as melhores formas e estratégicas para utilizarem o Powerpoint para produzir trabalhos
académicos e outros recursos. (trabalho de grupo entre todos os participantes).
Debate final: http://epowerpoint-aprendizagem.blogspot.pt/p/atividade-debate-final_30.html
Debate final: http://epowerpoint-aprendizagem.blogspot.pt/p/atividade-debate-final_30.html
·Reflexão final: publicação num fórum de um texto reflexivo sobre o percurso do participante ao
longo do curso e as suas aprendizagens. Também é solicitado que realizem a sua
autoavaliação (trabalho individual).
Reflexão Final: http://epowerpoint-aprendizagem.blogspot.pt/p/atividade-reflexao-final.html
Reflexão Final: http://epowerpoint-aprendizagem.blogspot.pt/p/atividade-reflexao-final.html
Embora existam três atividades de realização
individual, pretendo que sejam acompanhadas de um trabalho colaborativo
através dos fóruns, nos quais os participantes
devem colocar as suas dúvidas e participar no apoio aos colegas.
As
atividades práticas são entregues de duas formas, conforme as suas características:
·
Atividades práticas 1 e 2: entrega privada.
Como estas atividades são iguais para
todos os participantes e a sua resolução origina resultados iguais (com respostas
únicas e diretas), teve-se em atenção que a entrega pública e partilhada poderia
permitir a cópia e o plágio por outros participantes. Por outro lado, visto que
estas atividades podem ser entregues depois do prazo previsto para tal, tentou-se
impedir que os participantes mais atrasados tivessem acesso às
atividades já entregues o que lhes dariam vantagens. Por isso, considerei
ser melhor que estas atividades sejam entregues através do email, diretamente,
para o e-tutor (entrega privada).
·
Projeto final: entregua pública.
Esta atividade é diferente para todos
os participantes e produz resultados diferentes conforme as temáticas
escolhidas e os contextos de trabalho do participante.
Neste caso não considerei
significativa a possibilidade da existência de cópias ou plágios, dado que o
percurso de realização desta atividade è partilhado com todos os
intervenientes. Logo, faz sentido que a sua entrega seja pública e partilhada,
além de contribuindo também para a transparência de todo o processo.
Assim, além da atividade ser enviada
por email para o e-tutor (para
garantir a sua entrega oficial) os participantes também a deverão partilhar no fórum do curso (apresentando o seu
trabalho aos pares) e nas redes sociais nas quais participa.
Declaração
Autoria
A entrega de todas estas atividades é
acompanhada por uma “Declaração de Autoria”, na qual o participante se declara que
realizou e é autor da atividade. Esta funcionalidade é implementada nos Questionários do
Google Drive e solicita ao participante apenas o seu nome e email.
Pretende-se com isto, consciencializar
os participantes para a importância da autoria dos seus trabalhos, comprometê-los
com a sua realização e alertá-los para os eventuais perigos sobre a prática de
plágios.