Avaliação dos Participantes

Em EAD, nomeadamente em cursos online, a diversidade dos momentos e dos instrumentos de avaliação são fundamentais para o sucesso do percurso de aprendizagem.
As estratégias de avaliação devem valorizar o colaborativo, o feedback por parte do e-tutor e a motivação. O foco é colocado no conceito de competência, e do saber fazer, o que pressupõe avaliar conhecimentos, atitudes e capacidades, apontando para a diversidade de modos/formas de avaliação.
Assim, existem os seguintes tipos de atividade avaliativas:
· Atividades práticas 1 e 2: exercícios práticos dirigidos para que os participantes possam testar e treinar as competências adquiridas com os conteúdos;
Atividade prática 1: http://epowerpoint-aprendizagem.blogspot.pt/p/actividade-pratica-1.html
Atividade prática 2: http://epowerpoint-aprendizagem.blogspot.pt/p/actividade-pratica-2.html
· Projeto final: Trabalho prático para aplicar e demonstrar as competências adquiridas ao longo do curso;
Atividade - projecto final: http://epowerpoint-aprendizagem.blogspot.pt/p/actividade-final.html
· Interações nos fóruns: Diversas atividades, de carater reflexivo e colaborativo, baseadas em discussões e debates realizadas através de fóruns.
Debate inicial: http://epowerpoint-aprendizagem.blogspot.pt/p/atividade-debate-inicial.html
Debate final: http://epowerpoint-aprendizagem.blogspot.pt/p/atividade-debate-final_30.html
Reflexão Final: http://epowerpoint-aprendizagem.blogspot.pt/p/atividade-reflexao-final.html
A avaliação será contínua e quantitativa, sendo que a atividade de “Projeto final” e o conjunto das participações nos fóruns representam um maior peso na avaliação final porque contribuem mais para a qualidade da aprendizagem.
A forma como as diversas atividades são avaliadas são determinantes para toda a transparência do processo de avaliação e também contribui para a motivação dos participantes. Assim, os critérios de avaliação para cada uma das atividades serão indicados no respetivo enunciado, detalhadamente.
Divulgação da avaliação final
Optei por divulgar a avaliação final de forma privada através do envio de um email personalizado para cada participante, com todos os detalhes da sua avaliação.
Posteriormente, o e-tutor ficará disponível para esclarecer eventuais dúvidas colocadas pelos participantes também por email, isto é, também de forma privada.
Com esta decisão, tento  evitar o surgimento situações suscetíveis de criarem problemas e conflitos que poderiam ser potenciados pela divulgação pública da avaliação final.
Esta divulgação pública foi equacionada, tendo analisado os desafios e os inconvenientes que tal poderiam trazer para este tipo de público-alvo, objetivos, duração e natureza do curso. Conclui que este tipo de divulgação, embora seja interessante e se enquadre nos modelos pedagógicos adotados para o curso, não traziam um valor acrescentado significativo para o processo de aprendizagem.
Certificado
Os participantes que obtiverem avaliação positiva no curso, receberão um documento comprovativo do seu sucesso nas aprendizagens realizadas. Dado que este curso não é realizado no contexto de uma instituição ou entidade habilitada legalmente para emitir certificados formais de avaliação, a certificação será não formal.
Dado que o curso decorre online tentou-se evitar termos muito relacionados com o ensino presencial e escolar, como “Certificado de aproveitamento”, e optou-se apenas pela designação de “Certificado”.

Em termos técnicos, o documento que constitui o certificado é um documento criado no Microsoft Word, sendo que os dados dos participantes são escritos de forma automática através da ferramenta de impressão em série (maillings). Posteriormente, os certificados serão assinados pelo e-tutor e enviados para os emails pessoais dos participantes em formato PDF.