Em EAD, nomeadamente em cursos online,
a diversidade dos momentos e dos instrumentos de avaliação são fundamentais
para o sucesso do percurso de aprendizagem.
As estratégias de avaliação devem
valorizar o colaborativo, o feedback
por parte do e-tutor e a motivação. O
foco é colocado no conceito de competência, e do saber fazer, o que pressupõe
avaliar conhecimentos, atitudes e capacidades, apontando para a diversidade de
modos/formas de avaliação.
Assim, existem os seguintes tipos de
atividade avaliativas:
·
Atividades práticas 1 e 2: exercícios práticos dirigidos para
que os participantes possam testar e treinar as competências adquiridas com os
conteúdos;
Atividade prática 1: http://epowerpoint-aprendizagem.blogspot.pt/p/actividade-pratica-1.html
Atividade prática 2: http://epowerpoint-aprendizagem.blogspot.pt/p/actividade-pratica-2.html
Atividade prática 1: http://epowerpoint-aprendizagem.blogspot.pt/p/actividade-pratica-1.html
Atividade prática 2: http://epowerpoint-aprendizagem.blogspot.pt/p/actividade-pratica-2.html
·
Projeto final: Trabalho prático para aplicar e
demonstrar as competências adquiridas ao longo do curso;
Atividade - projecto final: http://epowerpoint-aprendizagem.blogspot.pt/p/actividade-final.html
Atividade - projecto final: http://epowerpoint-aprendizagem.blogspot.pt/p/actividade-final.html
·
Interações nos fóruns: Diversas atividades, de carater
reflexivo e colaborativo, baseadas em discussões e debates realizadas através
de fóruns.
Debate inicial: http://epowerpoint-aprendizagem.blogspot.pt/p/atividade-debate-inicial.html
Debate final: http://epowerpoint-aprendizagem.blogspot.pt/p/atividade-debate-final_30.html
Reflexão Final: http://epowerpoint-aprendizagem.blogspot.pt/p/atividade-reflexao-final.html
Debate inicial: http://epowerpoint-aprendizagem.blogspot.pt/p/atividade-debate-inicial.html
Debate final: http://epowerpoint-aprendizagem.blogspot.pt/p/atividade-debate-final_30.html
Reflexão Final: http://epowerpoint-aprendizagem.blogspot.pt/p/atividade-reflexao-final.html
A avaliação será contínua e
quantitativa, sendo que a atividade de “Projeto final” e o conjunto das
participações nos fóruns representam
um maior peso na avaliação final porque contribuem mais para a qualidade da
aprendizagem.
A forma como as diversas atividades
são avaliadas são determinantes para toda a transparência do processo de
avaliação e também contribui para a motivação dos participantes. Assim, os
critérios de avaliação para cada uma das atividades serão indicados no
respetivo enunciado, detalhadamente.
Divulgação
da avaliação final
Optei por divulgar a avaliação
final de forma privada através do envio de um email personalizado para cada
participante, com todos os detalhes da sua avaliação.
Posteriormente, o e-tutor ficará disponível para esclarecer eventuais dúvidas
colocadas pelos participantes também por email, isto é, também de forma privada.
Com esta decisão, tento evitar o
surgimento situações suscetíveis de criarem problemas e conflitos que poderiam
ser potenciados pela divulgação pública da avaliação final.
Esta divulgação pública foi
equacionada, tendo analisado os desafios e os inconvenientes que tal poderiam
trazer para este tipo de público-alvo, objetivos, duração e natureza do curso.
Conclui que este tipo de divulgação, embora seja interessante e se enquadre
nos modelos pedagógicos adotados para o curso, não traziam um valor
acrescentado significativo para o processo de aprendizagem.
Certificado
Os participantes que obtiverem
avaliação positiva no curso, receberão um documento comprovativo do seu sucesso
nas aprendizagens realizadas. Dado que este curso não é realizado no contexto
de uma instituição ou entidade habilitada legalmente para emitir certificados formais de avaliação, a certificação será não formal.
Dado que o curso decorre online tentou-se evitar termos muito
relacionados com o ensino presencial e escolar, como “Certificado de
aproveitamento”, e optou-se apenas pela designação de “Certificado”.
Em termos técnicos, o documento que constitui o certificado é um documento criado no Microsoft Word, sendo que os dados dos participantes são escritos de forma automática através da ferramenta de impressão em série (maillings). Posteriormente, os certificados serão assinados pelo e-tutor e enviados para os emails pessoais dos participantes em formato PDF.
Em termos técnicos, o documento que constitui o certificado é um documento criado no Microsoft Word, sendo que os dados dos participantes são escritos de forma automática através da ferramenta de impressão em série (maillings). Posteriormente, os certificados serão assinados pelo e-tutor e enviados para os emails pessoais dos participantes em formato PDF.