Abordagem pedagógica

O curso foi desenhado segundo o modelo do Ensino a Distância (EAD), mediado pela tecnologia Web (em regime de e-learning , mais concretamente em online, como é mais correto definir a aprendizagem realizada no espaço web criado para este curso), segundo a influência das abordagens construtivista e sócio-construtivista.
Teve-se em atenção que, estes modelos, o aluno é visto como alguém que procura de forma ativa o conhecimento através da interpretação que faz dos conteúdos disponibilizados e da própria experiência que vai adquirindo com as atividades que desenvolve. É intrinsecamente motivado e trabalha com os seus pares de forma a "coconstruir" o conhecimento partilhado socialmente com os seus pares através dos diversos espaços disponibilizados para a interação.

 Os intervenientes
O papel do participante
Pretendi que o participante, o aluno nos modelos de ensino presencial, assuma um papel ativo na construção da sua aprendizagem. Deve analisar os conteúdos disponibilizados e, se for caso disso, pesquisar outros recursos de forma a atingir os objetivos de aprendizagem propostos. Cabe-lhe também o controle do seu percurso no curso através da auto-avaliação com a realização das atividades propostas e da participação dos fóruns.
É um papel claramente construtivista, em que é visto como centro da aprendizagem, assumindo uma atitude ativa na construção do seu conhecimento.
O papel do professor
O papel do professor, aqui chamado de e-tutor, é de facilitador, mediador, orientador e promotor da construção do conhecimento por parte do participante.
Assume uma posição de trabalho nos bastidores do curso, começando por desenhar e implementar o curso para depois estar ativamente vigilante no sentido de apoiar o percurso do participante.

Seleção de plataformas:
Analisei vários serviços/ferramentas web com potencialidades para criar o ambiente de aprendizagem pretendido, no âmbito da Unidade Curricular de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, como as plataformas LMS(Learning Management Systems), plataformas de Social Learning e as colaborativas.
Numa análise realizada às plataformas LMS, disponibilizadas na Web gratuitamente, conclui que umas são demasiado simples e outras algo complexas e fortemente estruturadas. Algumas implicam ainda a instalação se softwares, alojamento em servidores e configurações suplementares. Considerei estes requisitos como constrangimentos atendendo ao contexto em que o curso estava a ser desenhado.
As grandes características e potencialidades das plataformas LMS, em relação às de outros tipos, relacionam-se com o facto de tudo o que é feito pelos participantes (interações, acessos, visualizações, etc.) ficar guardado numa base de dados, permitindo ao e-tutor aceder a essa informação de forma a proceder a uma análise concreta sobre a dinâmica dos participantes ao longo do curso.
Considerei os resultados desta análise pormenorizada não eram fundamentais para a aprendizagem, avaliação e dinâmica do curso. Principalmente porque o curso tem uma duração curta, poucos participantes e atividades pequenas e simples
Assim, decidiu-se pela não utilização de uma plataforma LMS porque estas são ferramentas com uma estrutura bastante regida, não oferecendo a flexibilidade de implementação e personalização que se pretende para este curso.
Neste sentido optoi por criar um ambiente de aprendizagem, baseado numa página do tipo website, agregando a ela diversas ferramentas externas que lhe deem as funcionalidades desejadas.
Assim, o website do curso foi construído no Blogger, uma plataforma de Blogging e agregação, que permite a publicação de diversos tipos de conteúdos/recursos e integração com plataformas de Social Learning e colaborativas.
Esta decisão permitiu-me a construção de um ambiente de aprendizagem tal qual tinha desenhado, sem os constrangimentos impostos pelas plataformas LMS, mas com todas as suas principais funcionalidades, fruto da integração das ferramentas/aplicações externas consoante as necessidades.

 
Interações:
Os modelos construtivistas, nomeadamente as abordagens socio-construtivistas, colocam o foco na interação. É na relação aluno-professor e aluno-aluno que se produz conhecimento, pelo que é importante que todas as atividades sejam acompanhadas por interações.
Assim, neste curso, as interações entre e-tutor–participantes e participantes–participantes realizam-se de forma assíncrona utilizando, principalmente, os fóruns.
O email também pode ser utilizado, por exemplo, para os participantes entregarem as atividades práticas (que também são partilhadas em espaços colaborativos) ou para mensagens que não possam ser publicadas no fóruns.
Ao longo do curso existem os seguintes fóruns moderados pelo e-tutor:
    • Fóruns dos módulos: cada módulo terá os seus fóruns para apoio ao percurso a realizar;
    • Olá”: para os participantes e e-turtor se apresentarem;
    • SOS”: para serem colocadas questões relativas a problemas técnicos do curso, da respetiva página, da plataforma de fóruns e sobre o funcionamento Powerpoint;
    • Contrato”: Para colocar questões e dúvidas relativas ao contrato de aprendizagem do curso;
    • Debate inicial”: para realização da atividade do debate inicial;
    • Debate final”: para realização da atividade do debate final;
    • Reflexão final”: para o participante realizar a sua auto-avaliação;
    • Esplanada”: espaço de socialização dos participantes e e-tutor;
    • Versão do Powerpoint”: para os participantes colocarem questões e dúvidas sobre as especificidades das versões do Powerpoint em que estão a trabalhar.
Optei pela moderação dos fóruns por parte do e-tutor porque o tipo de participantes pode não garantir que tenham conhecimentos e/ou experiência suficientes para auto-moderarem espaços/interações deste tipo.
O curso também utiliza as redes sociais para fazer publicações relacionadas com os conteúdos/temáticas que estejam a ser abordados no momento. Pretende-se com este tipo de interações ir ao encontro dos participantes, promovendo assim a sua aprendizagem mais informal e social.
Este tipo de comunicação também contribuirá para lembrar aos participantes, indiretamente, que as atividades estão a decorrer no curso e que deve passar pelo mesmo para continuar/completar o seu percurso de aprendizagem.
Pretendi utilizar as redes sociais mais participadas pelos participantes para melhor os envolver na aprendizagem e facilitar a sua ligação com o espaço do curso, isto é, o ambiente de aprendizagem oficial. São exemplos o Facebook, Google + e Twitter.
A disponibilização de uma hashtag específica (#ePowerpoint) facilitará a utilização, identificação e pesquisa do curso nas redes socias.
Em casos pontuais, em que e-tutor considere ser vantajoso, pode realizar sessões síncronas, utilizando serviços de chat ou videoconferência com determinados participantes. Estes casos podem ser, principalmente, problemas de desmotivação, conflitos pessoais, problemas técnicos, entre outros, que dificultem a participação de determinados participantes no curso e que não possam ser resolvidos no fórum.

Contrato de aprendizagem
O Contrato de Aprendizagem é um documento, disponibilizado numa área específica do curso e sempre acessível, que planifica e orienta todo o percurso de aprendizagem que se espera que o participante faça ao longo do curso. Também funciona como instrumento mediador e de comunicação entre o e-tutor e os participantes.
No início do curso é disponibilizado e colocado em discussão, através do um fórum específico, para que seja objeto de uma clarificação e negociação entre o e-tutor e os participantes tendo em vista a implementação de alguns ajustes que sejam pertinentes.
O Contrato de Aprendizagem é fundamental para ajudar os participantes a definirem o seu percurso de aprendizagem, contribuindo para o seu sucesso no curso, para a resolução de dúvidas que possam gerar desorganização, abandono, conflitos, etc.
Mas também é um incentivo à auto-responsabilização de todos os participantes para com para a aprendizagem e um estímulo à sua participação ativa no curso.
Declaração de aceitação do Contrato de Aprendizagem
Depois do participante analisar o Contrato Aprendizagem, e se não tiver dúvidas e sugestões, deve declarar que o aceita. Esta funcionalidade é implementada nos Questionários do Google Drive (http://epowerpoint-ca.blogspot.pt/p/aceitacao.html) e solicita ao participante apenas o seu nome e email.
Pretendi com isto responsabilizar e comprometer os participantes com os conteúdos do Contrato de Aprendizagem para que estes estejam conscientes deste acordo ao longo do curso.