Planeamento

O curso inicia-se a 06-10-2014 e termina a 02-11-2014, tendo 26 "horas de trabalho", isto é, o tempo que o participante é aconselhado a dedicar ao curso.
A opção pelo mês de outubro está relacionada com o início do 1º semestre, no ensino superior, altura em que os participantes com as características do público-alvo do curso iniciam as suas atividades académicas.
No planeamento do curso tive o cuidado deste ter uma duração dilatada de forma a que cada participante fizesse o seu percurso segundo a sua disponibilidade, aproveitando o tempo da melhor forma para analisar os conteúdos, refletir sobre os mesmos e a interagir com os seus pares e o e-tutor.
Considerei, caso o curso ocorre-se num menor espaço de tempo, os participantes poderiam não ter tempo de analisar convenientemente os conteúdos nem de refletir sobre os mesmos, além das interações não serem realizadas da melhor forma o que não permitia a construção do conhecimento de uma forma sólida.
Assim, o planeamento realizado permite que os participantes dediquem pouco tempo por dia ao curso. E, mesmo que algum participante se atrase no seu percurso de aprendizagem existe uma margem de manobra para se reintegrar, ou para o e-tutor mediar o seu regresso com sucesso.

Observações 
Optou-se por não bloquear o aceso aos módulos, atividades e fóruns, após a data prevista para a sua conclusão, como forma de flexibilizar o percurso dos participantes com maiores dificuldades de participação.

No entanto, caso seja uma atividade (prática ou participação nos fóruns), considerada para avaliação, e que seja realizada com atraso, a mesma será alvo de uma penalização na respetiva nota. Esta penalização é indicada no enunciado da atividade e pretende-se que seja um incentivo à participação no curso, não sendo muito penalizadora para os participantes que em determinada altura não poderam participar mas que desejem retomar o seu percurso.

A visualização/disponibilização dos módulos, atividades e fóruns só será efetuada a partir da data prevista para o seu início. Mas, visto que este curso é o trabalho integrado no MPEL’7, todos os conteúdos estão completamente acessíveis, incluindo o acesso à Área de Aprendizagem e à Plataforma de Fóruns.~